Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita. Caso esteja sendo avaliada para publicação por outra revista, tal fato deve ser desde logo justificado em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto tem espaçamento entre linhas de 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Apresentamos, a seguir, diretrizes a submissão de trabalho. Seu descumprimento poderá implicar em rejeição de publicação do artigo no periódico.

A Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena publica originais de autores convidados e também daqueles que desejam submeter seus trabalhos por iniciativa própria. As contribuições são avaliadas por um Conselho Científico, composto por professores ou pesquisadores que tenham, ao menos, titulação de doutor, e ligados a uma instituição de ensino ou pesquisa, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.

Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação e devem ser inéditos no Brasil, podendo ser escrito em co-autoria de, no máximo, duas pessoas. A publicação de tradução é condicionada à autorização expressa do autor traduzido, competindo ao tradutor a comprovação formal da cessão de direitos. Caberá ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.

A Revista aceita para publicação artigos científicos, ensaios, resenhas e traduções das áreas  de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, cujo conteúdo verse sobre direito, cabendo à Comissão Editorial, no entanto, uma análise preliminar dos originais recebidos, a fim de verificar a conformidade com as linhas editoriais, podendo recusá-los ou encaminhar os mesmos, caso aprovados, para o posterior processo de avaliação com vistas à sua publicação ou não. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, mas unicamente mediante convite da Comissão Editorial.

Os originais encaminhados à Revista devem ser apresentados em editor de texto Word, fonte Garamond, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens superior e esquerda de 3 cm inferior e direita de 2 cm, em formato A4, título em português ou espanhol e em inglês com fonte de tamanho 20, alinhamento justificado e recuo especial de primeira linha de 1,5 cm. Devem estar acompanhados de resumo de até 250 palavras e 3 a 5 palavras-chave, em português ou espanhol e inglês. Citações com até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. A partir de quatro linhas, devem ser colocadas em destaque, constituindo um parágrafo independente, sem aspas, com corpo de fonte 10, margens recuadas em quatro centímetros à esquerda, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado. Junto ao trabalho deve ser enviado um arquivo adicional tipo “doc” ou "docx", conteúdo o título do trabalho, o nome do autor, sua titulação, a instituição a que estua vinculado, telefones e e-mail para contato. No corpo dos trabalhos não pode constar qualquer forma de identificação do autor.

Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, contando as referências textuais, os resumos e o título. As traduções devem ter entre 5 e 15 páginas. Os ensaios e as resenhas devem ter entre 5 e 10 páginas. Os trabalhos não devem conter capa ou contracapa.

Pede-se que os artigos e ensaios submetidos à Revista obedeçam as normas fixadas pela NBR 6022, editada pela ABNT em maio de 2003, e contenham, pelo menos, as seguintes seções: 1) introdução, 2) desenvolvimento, 3) considerações conclusivas e 4) referências bibliográficas. O envio de manuscritos e demais trabalhos implica a cessão dos direitos autorais à Revista, caso os mesmos venham a ser aceitos para publicação.

Tabelas e quadros devem ser inseridos e indicados no texto. Devem ser também enviados em arquivos separados nas extensões doc ou xls. O mesmo procedimento deve ser adotado em relação às figuras (mapas, gráficos, ilustrações e fotos). Além de indicadas e inseridas no texto, devem ser remetidas em arquivos separados, com resolução de 300dpi, e tamanho mínimo de 10x10 cm. Preferencialmente, gráficos devem ser enviados em formato que permita a edição (por exemplo, com extensão xls), para que sejam adequados ao projeto gráfico da revista. As imagens, como fotos e ilustrações, dentre outras, devem ser acompanhadas de autorização para publicação, de seus respectivos autores.

Nome de organizações e entidades deve ser apresentado por completo, seguido por sua sigla na primeira inserção no texto. No restante, utilizar apenas a sigla anteriormente empregada [ex: Organização das Nações Unidas (ONU)]. Números de um a dez devem ser escritos por extenso e termos estrangeiros marcados em itálico.

Referências bibliográficas devem obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 10520 e pela NBR 6023, da ABNT, de agosto de 2002, seguindo o padrão autor-data ou o padrão notas de rodapé com conteúdo bibliográfico.


Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista do CAAP são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.